Consultas exames e tratamentos em otorrino.
Serviços médicos, procedimentos ambulatoriais, exames e tratamentos.
EXAMES
Audiometria
O exame de audiometria é um tipo de teste que visa avaliar a possibilidade de perda auditiva em pacientes de diversas idades.
Fibronasorinoscopia
A videoendoscopia nasal ou fibronasoendoscopia é um exame realizado no consultório, com sistema de vídeo, através do uso de óticas rígidas ou flexíveis.
Processamento Auditivo Central
É o exame para analisar a capacidade que o sistema nervoso tem para usar a informação que chega pela audição, ou seja, “é aquilo que o cérebro é capaz de fazer com o que o ouvido ouviu”. Ele está relacionado com habilidades auditivas desenvolvidas desde o nascimento.
Vectoeletronistagmografia
Exame audiológico que tem como objetivo avaliar a função vestibular de forma indireta, através da observação dos movimentos oculares involuntários, os chamados nistagmos.
Videolaringocopia
Exame realizado pelo otorrinolaringologista, em consultório para visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe.
Video-otoscopia
O exame de Video-otoscopia é utilizado para visualizar o canal auditivo externo e o tímpano, assim como para observar o funcionamento a trompa de Eustáquio.
Videoendoscopia Deglutição
Exame indicado para pacientes que apresentam dificuldade para engolir alimentos devido a doenças neurológicas e degenerativas (derrame cerebral, Parkinson, Alzheimer), câncer de cabeça ou pescoço, pós-cirurgia da coluna cervical, obstruções da faringe e laringe, entre outros fatores que causam a disfagia.
Otoemissões
Otoemissões acústicas transientes (Teste da Orelhinha): é um teste objetivo que avalia o sistema auditivo pré-neural, mais especificamente as células ciliadas externas da cóclea, podendo ser realizado em crianças e adultos.
BERA (Potencial Evocado Auditivo)
Exame que avalia a integridade das vias auditivas, ou seja, ele identifica as ondas elétricas geradas a partir de um estímulo sonoro.
Estas ondas podem ser formadas no ouvido, no nervo auditivo e em algumas estruturas de uma parte de encéfalo chamada tronco cerebral.
Normalmente são formadas 5 ondas e o objetivo do exame é avaliar se estas ondas estão presentes e se estão surgindo no tempo certo (latências).
Impedanciometria
Exame usado no diagnóstico de problemas da audição. O procedimento é rápido e indolor, e não tem contraindicações, podendo ser realizado sozinho ou em conjunto com outros métodos diagnósticos. A impedanciometria é composta por dois procedimentos: timpanometria e medida de reflexo acústico.
Teste Aparelho Auditivo
A adaptação ao aparelho auditivo não ocorre de maneira imediata, pois, com a perda da audição, o cérebro perde a referência do estímulo sonoro e precisa de um tempo para adequar-se novamente quando esse estímulo volta a acontecer.
No entanto, é possível garantir esse processo por meio de um teste de aparelho auditivo. Garantindo os melhores resultados.
TRATAMENTOS
Rinite
A rinite aguda ou infecciosa é aquela inflamação das mucosas do nariz cujos sintomas podem durar de 7 a 10 dias, sendo que essa condição pode ser chamada também de resfriado.
Resfriado: Uma infecção viral comum no nariz e na garganta.
Rinite alérgica: reação alérgica que causa coceira, olhos lacrimejantes, espirros e outros sintomas similares.
Alergia
Reação alérgica que causa coceira, olhos lacrimejantes, espirros e outros sintomas similares.
Sinusites
A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que gera sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, especialmente na testa e nas maçãs do rosto, pois é nestes locais que se localizam os seios nasais.
Surdez
Surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos que são enviados ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento e identificação daquilo que ouvimos.
Tontura
A tontura pode ser relatada de diversas formas, a mais comum delas é a vertigem, definida como uma sensação rotatória do ambiente ou do próprio corpo percebida pelo paciente, sendo este sintoma característico das tonturas de origem no labirinto.
Outras formas de tonturas referidas pelos pacientes incluem, desequilíbrio, sensação de flutuação, sensação de desmaio iminente, tendência a quedas, desvio de marcha, escurecimento da visão, entre outros.
Faça um Pré-agendamento